QUANDO A MINI ABDOMINOPLASTIA É INDICADA?
O que é a mini abdominoplastia?
É uma cirurgia plástica que retira uma pequena quantidade de gordura localizada da parte inferior da barriga, entre o umbigo e a região íntima. Ela é indicada especialmente para quem é magro e possui gordura acumulada nessa região ou possui pouca flacidez e estrias, por exemplo.
Semelhante à abdominoplastia, porém menos complexa, a cirurgia tem uma recuperação mais rápida e possui poucas cicatrizes, pois apenas é feito um pequeno corte na barriga, não mexendo no umbigo nem sendo necessário costurar os músculos do abdômen.
Quais as indicações da mini abdominoplastia?
A principal indicação para realizar essa cirurgia plástica é que o paciente esteja dentro do peso ideal e que a flacidez abdominal esteja concentrada abaixo do umbigo. Caso o excesso de pele seja mais extenso e acima do umbigo, pode ser recomendada a abdominoplastia tradicional.
Além disso, é importante que a paciente realize todos os exames de saúde para constatar se seu quadro está adequado. Em geral, recomenda-se o procedimento para:
Mulheres que passaram por gestações
Pessoas que perderam peso significativo
Pessoas com tendência à flacidez abdominal
Para que a mini abdominoplastia seja segura é preciso conhecer as contraindicações da técnica, que incluem pacientes com doenças crônicas sem controle, como diabetes e hipertensão, e doenças autoimunes.
O médico também avaliará se o paciente está bem psicologicamente para realizar uma intervenção estética cirúrgica, alinhando as expectativas à realidade do procedimento.
Afinal, como essa cirurgia plástica é realizada?
A mini abdominoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou peridural, durando em média 2 horas. Após isso, o cirurgião plástico faz um corte na parte inferior da barriga, que, normalmente, é pequeno, mas que pode ser maior, quanto maior for a área a tratar. Através desse corte, o cirurgião consegue queimar o excesso de gordura e eliminar a gordura localizada que estava modificando o contorno da barriga.
Por fim, é retirado o excesso de pele e suturado, esticando toda a pele e reduzindo a flacidez que existia no fundo da barriga.
Quais os cuidados no pós-operatório?
O pós-operatório da mini abdominoplastia é mais rápido que uma abdominoplastia clássica, portanto ainda é preciso ter alguns cuidados. Em casa, deve-se seguir uma série de recomendações:
Fazer repouso adequado por uma semana, ao menos;
Usar a cinta modeladora continuamente durante o período indicado pelo médico;
Ter uma alimentação balanceada, preferencialmente com boa ingestão de fibras;
Manter o local operado higienizado, limpando e secando conforme indicação;
Tomar apenas a medicação prescrita pelo especialista, que pode incluir antibiótico, analgésicos e anti-inflamatórios;
Fazer sessões de drenagem linfática para reduzir edemas e inchaços;
Não fazer atividades físicas extenuantes por cerca de três meses;
Evitar hábitos que prejudicam a cicatrização, como tabaco, bebidas alcoólicas, açúcares e gorduras em excesso.
Hoje expliquei cada ponto da mini abdominoplastia de forma clara e objetiva. Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato e agende uma consulta! E para ficar por dentro de outros conteúdos, acompanhe o blog.
Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico
Porto Alegre – Encantado - Esteio