QUAL A DIFERENÇA ENTRE LIPOESCULTURA E LIPOASPIRAÇÃO?
Quando decidir pela cirurgia plástica?
Pensando nessa influência externa da TV e redes sociais que apresentam resultados de cirurgias plásticas de famosos e influencers é preciso atentar-se sobre quando o procedimento é realmente indicado.
Uma questão importante da cirurgia plástica é que ela é recomendada quando a paciente sente algum incômodo ou desconforto com uma característica física, ou também quando há necessidade corretiva por conta de alguma doença.
Isso significa que a cirurgia plástica pode sim ser para você, mas apenas uma avaliação médica especializada de um cirurgião plástico qualificado irá constatar se você é uma candidata apta.
Antes da cirurgia verificamos, por exemplo, suas expectativas em relação à intervenção cirúrgica, analisando se são realistas com o que o procedimento pode entregar.
Outro aspecto avaliado é sua condição de saúde, pois patologias ou alterações instaladas que podem comprometer a segurança da cirurgia e contra indicá-la momentaneamente.
Quando é indicado realizar a lipoescultura?
A lipoescultura é feita através de uma cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, posicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas.
Esta não é uma cirurgia utilizada para a perda de peso, mas apenas para melhorar o contorno corporal, sendo indicada, por exemplo, para quem deseja retirar gordura de um local que não responde a um plano de treinos e alimentação adequado.
Pode ser realizada em qualquer região do corpo no qual haja gordura localizada, sendo as mais comuns os flancos, coxas, costas, braços e abdômen.
Todos podem realizar? Quanto tempo dura?
A duração da cirurgia estética, que pode ser feita tanto em mulheres como em homens, varia de acordo com a quantidade de gordura a aspirar, assim como o local a melhorar e o estado de saúde geral da pessoa. Porém, é comum que dure entre 1 a 2 horas e, normalmente, não é necessário internação.
Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração (lipo)?
A lipoescultura depende da lipoaspiração. Como assim? A lipoaspiração é a técnica que através da sucção retira o excesso de gordura de uma determinada região do corpo.
Por sua vez, na Lipoescultura, iniciamos com a lipoaspiração, e a gordura retirada desta lipoaspiração é utilizada para a injeção em outras partes do corpo, para preencher depressões ou modelar regiões. Chamamos essa técnica de enxerto de gordura.
Como é o pós-operatório de cada cirurgia?
Varia muito e depende também do volume e das áreas aspiradas. Porém em até 7 dias o paciente poderá retornar às suas atividades. O desconforto maior e a dor acontecem nos dois primeiros dias e a área que recebe a gordura também ficará dolorida. Após o início das drenagens linfáticas a melhora é importante. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) persistem por até 15 a 21 dias. Este prazo pode ser maior ou até menor dependendo de cada paciente. A anestesia pode ser local, bloqueio (raqui ou peri dural) a geral. Irá depender das áreas aspiradas e se haverá associação com outras cirurgias.
Quais os cuidados do pós-operatório?
Repouso relativo por pelo menos 3 dias;
Alimentação equilibrada e ingerir muito líquido e isotônicos;
Usar a cinta e espuma (placa contentora) por 30 dias;
Realizar drenagens linfáticas a partir do 4°dia de pós-operatório, evitando somente a manipulação das áreas que receberam a gordura;
Evitar deitar ou sentar por muito tempo. Movimentar as pernas caminhando a cada 2 horas pelo menos.
Como escolher o profissional cirurgião?
Uma das decisões mais importantes do paciente é sobre a escolha do profissional e local da lipoescultura. A definição de um profissional especializado, local apropriado e de referência impacta na segurança da técnica e também nos resultados alcançados.
Por isso, esse acompanhamento é fundamental para minimizar as chances de complicações e apresentar resultados mais satisfatórios com o procedimento. Conte comigo!