Lifting Facial: conheça melhor a cirurgia de rejuvenescimento
O lifting facial é um tratamento estético que tem como principal objetivo diminuir as rugas da região do rosto e pescoço, além de remover o excesso de gordura e a flacidez da pele, conferindo-lhe um aspecto mais bonito e jovial.
Essa intervenção estética é muito procurada por mulheres a partir dos 45 anos e, assim como qualquer outro procedimento estético, deve ser realizada por um cirurgião plástico devidamente habilitado.
De uma forma geral, podemos dizer que o lifting facial trata-se de uma cirurgia plástica que consegue deixar o rosto do paciente mais jovem, com a pele mais bonita e esticada e, consequentemente, aumentar a sua autoestima.
Se você ficou interessado em saber mais sobre esse procedimento, não deixe de ler o conteúdo que preparamos para você nesse artigo.
Aqui você vai descobrir:
Como o lifting é feito
Quando é indicado
Cuidados básicos no pós-operatório
Quais são as contraindicações do procedimento
Possíveis complicações
Principais benefícios
Como o lifting é feito
Conforme mencionamos no início desse artigo, o lifting facial trata-se de uma cirurgia plástica que busca remover rugas e flacidez e deve ser realizada por um cirurgião plástico devidamente habilitado, visto que é necessário a aplicação de anestesia geral ou sedação, através de remédios que fazem o paciente dormir profundamente e assim, não sentir dor. Antes do procedimento, o paciente precisa realizar uma avaliação médica para verificar seu estado de saúde, assim como realizar exames de sangue e eletrocardiograma. É nesse primeiro momento que o médico vai questionar sobre a presença de doenças, alergias, uso de cigarro ou remédios frequentes que podem vir a comprometer a recuperação.
Além disso, o médico também deve recomendar que o paciente evite:
Remédios como Doril, Melhoral ou Coristina;
Cigarros por no mínimo 1 mês antes da cirurgia;
Creme facial nos 2 dias que antecedem a cirurgia.
Também será fundamental que seja respeitado o jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia.
Durante a cirurgia também é de extrema importância que sejam seguidas algumas orientações como, por exemplo, que o cabelo seja preso em mechas pequenas para evitar que a pele seja contaminada, além de facilitar a realização do procedimento como um todo. Já durante o lifting facial, são realizadas diversas picadas no rosto para aplicação da anestesia geral e, em seguida, são feitos pequenos cortes para costurar os músculos do rosto e eliminar o excesso de pele. Tais cortes são feitos seguindo a linha do cabelo e da orelha, dessa forma, em caso de cicatriz, as linhas ficam pouco visíveis.
Visto que esse é um procedimento minucioso que demanda muita atenção e cuidado, sua duração pode demorar cerca de 4 horas e pode haver a necessidade que o paciente permaneça internado na clínica ou no hospital por cerca de 3 dias.
Quando é indicado
Considerando que a cirurgia de lifting facial tem como objetivo atenuar os sinais de envelhecimento, ela é bastante indicada para pessoas que desejam corrigir:
Rugas muito profundas e marcas de expressão;
Papada;
Pele frouxa sob a mandíbula;
Pele flácida sobre os olhos, pescoço e bochechas;
Rosto muito fino com acúmulo de gordura e pele caída no pescoço.
Nesse ponto é importante salientar que a cirurgia de lifting facial não tem o poder de parar ou retardar o processo natural de envelhecimento, mas sim, deixar o rosto mais jovem, com a pele mais bonita e esticada, o que provoca bem-estar e aumenta a autoestima.
Cuidados básicos no pós-operatório
A recuperação da cirurgia é lenta e pode haver algum desconforto na primeira semana. Durante o período do pós-operatório é necessário que o paciente:
Tome remédios para amenizar a dor, como Dipirona, de 8 em 8 horas;
Durma com a barriga para cima, mantendo a cabeça apoiada com 2 travesseiros nas costas, deixando a cabeceira da cama elevada por cerca de 1 semana para evitar inchaço;
Evite o uso de cosméticos na primeira semana depois da cirurgia;
Mantenha a cabeça e pescoço enfaixados durante pelo menos 7 dias, não removendo as mesmas nem para tomar banho ou dormir nos primeiros 3 dias;
Realize drenagem linfática após 3 dias de cirurgia, cerca de 10 sessões em dias alternados;
Não mexa nas cicatrizes para evitar complicações.
Em alguns casos, o médico recomenda aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de 2 minutos na primeira semana. Além disso, no caso de ter pontos visíveis no rosto, estes são retirados cerca de 15 dias após a cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou se expor ao sol nos primeiros 30 dias.
Quais são as contraindicações do procedimento
O lifting facial é um procedimento estético que não possui muitas contraindicações, no entanto, não é recomendado para pessoas que apresentam alguma doença pré-existente ou idade avançada.
Além disso, pacientes muito jovens que buscam algum tipo de efeito preventivo para a flacidez do rosto e pescoço, também não devem recorrer a esse tipo de intervenção cirúrgica.
Possíveis complicações
O aparecimento de sintomas como inchaço e pequenos hematomas após a cirurgia de lifting facial é bastante comum. No entanto, tais desconfortos vão desaparecendo ao decorrer das 3 primeiras semanas. Ainda existem casos em que podem haver outras complicações como:
Abertura da cicatriz;
Assimetria no rosto;
Infecção;
Cicatriz torta, grossa ou escura;
Paralisação do rosto;
Enrijecimento abaixo da pele;
Redução da sensibilidade na pele.
Nos casos citados acima, pode haver a necessidade de algum retoque para melhorar o resultado final da cirurgia.
Principais benefícios
Alguns dos principais benefícios do lifting facial estão relacionados a aspectos como autoestima e rejuvenescimento do rosto e pescoço. Porém, ainda podemos destacar:
Cicatrizes pouco visíveis;
Raras complicações no pós-operatório;
Até 15 anos de rejuvenescimento;
Resultados naturais;
Retorno às atividades em 7 dias.
---
Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o procedimento de lifting facial.
Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico
Porto Alegre – Encantado - Esteio