FACE LIFTING: O QUE É EXATAMENTE E COMO FUNCIONA UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS REALIZADOS NO PAÍS

FACE LIFTING: O QUE É EXATAMENTE E COMO FUNCIONA UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS REALIZADOS NO PAÍS

Não adianta, todos nós envelhecemos com o tempo. Com esse processo natural, existe uma descida dos tecidos, devido à flacidez muscular e da pele, além de uma perda de volume facial, por exemplo. Isso pode mexer com muitas pessoas, mas saiba que os procedimentos estão a nosso favor!

O  Face Lifting ou ritidoplastia é uma cirurgia que consiste no levantamento destes tecidos. Hoje irei responder às seguintes questões:

  • O que é exatamente o lifting facial?

  • Qual a diferença entre o lifting facial e mini lifting?

  • Com o lifting facial as rugas irão desaparecer?

  • Onde ficam as cicatrizes após o lifting facial? E qual a anestesia?

  • Como é feita esta cirurgia de lifting facial?

  • O pós-operatório do lifting facial é doloroso?

  • Quanto tempo fico internada e a duração do lifting facial?

  • As pálpebras podem ser operadas também nesta cirurgia de lifting facial?

  • Como é o pós-operatório do lifting facial?

  • Qual é o tipo de anestesia usada no lifting facial?

  • Quando verei o resultado final?


O que é exatamente o lifting facial?

É um termo derivado da palavra americana “lift” que quer dizer levantar, sendo usada para referir-se a procedimentos nos quais há um reposicionamento dos tecidos. Portanto, o lifting facial é o procedimento no qual essas mudanças são realizadas na face para rejuvenesce-la ao eliminar a flacidez e o excesso de pele.

O procedimento traz resultados bastante satisfatórios no que diz respeito ao levantamento da face, melhora do contorno do rosto e ameniza os vincos e sulcos. Pode ser chamada também de ritidoplastia, facelift, plástica facial ou ritidectomia, a técnica está entre as mais realizadas no Brasil.


Qual a diferença entre o lifting facial e mini lifting?

A diferença entre as duas cirurgias é o tamanho das cicatrizes, pois no lifting os três terços da face (fronte, maçãs e pescoço) são tratados. Já no mini lifting, somente um ou dois terços são tratados.


Com o lifting facial as rugas irão desaparecer?

A cirurgia tem como objetivo tratar a flacidez da face e não eliminar as rugas. As rugas causadas pela mímica e os sulcos profundos vão necessitar de tratamentos complementares como preenchimentos, toxina botulínica (Botox) e peelings.


Onde ficam as cicatrizes após o lifting facial? E qual a anestesia?

Elas passam pela parte da frente da orelha contornando-a por baixo, podendo entrar no couro cabeludo (nuca). Também podem atingir a parte superior, na região das têmporas, em alguns casos.

A extensão destas cicatrizes vai depender das regiões que serão tratadas e do grau de flacidez da pele. A anestesia é local, com sedação assistida ou anestesia geral.


Como é feita esta cirurgia de lifting facial?

Fazemos o descolamento da pele dos músculos até as linhas previamente marcadas na face. Alguns pontos são dados na musculatura suspendendo e tratando a flacidez muscular. A pele é reposicionada e o excesso dela é retirado após leve tração. Nos casos de acúmulo de gordura na região da papada, também podemos realizar a lipoaspiração nesta região.


O pós-operatório do lifting facial é doloroso?

Não. Analgésicos simples são prescritos, mas geralmente nem são usados pelas pacientes.


Quanto tempo fico internada e a duração do lifting facial?

De 12 a 24 horas é a internação e a cirurgia de lifting facial dura de 4 a 5 horas.


As pálpebras podem ser operadas também nesta cirurgia de lifting facial?

Podem sim. A cirurgia das pálpebras é a cirurgia mais frequentemente associada ao Lifting, pois completa o processo de rejuvenescimento da face.


Quais os tipos de lifting facial?

Apesar de todos os procedimentos de lifting facial serem voltados ao rejuvenescimento da face, ele pode ser focado em diferentes partes do rosto que demandam uma atenção maior. A seguir, veja os principais tipos de lifting facial e qual é o mais indicado para cada caso:


LIFTING TEMPORAL

Cirurgia plástica com foco no levantamento da região temporal visando um melhor posicionamento da cauda do supercílio. Ao promover o levantamento da área final da sobrancelha inclui benefícios como um olhar mais jovial e descansado.

LIFTING FRONTAL

Nessa técnica frontal, o principal objetivo do lifting é melhorar a posição dos supercílios e melhorar rugas profundas presentes na região da testa.

LIFTING CERVICOFACIAL

Técnica semelhante à ritidoplastia clássica que tem como foco o tratamento completo da região da face e pescoço.

Na cirurgia plástica remove-se o excesso de pele e flacidez da face e também do pescoço, além de tratar a musculatura, realizando o posicionamento das estruturas faciais para proporcionar uma face mais jovial.

LIFTING ENDOSCÓPICO

Uma nova conduta cirúrgica é o lifting endoscópico que se assemelha aos resultados proporcionados pela técnica tradicional, mas com um trauma cirúrgico menor.

Nesse caso, utiliza-se um sistema óptico para fazer incisões menores, mas que não comprometem o descolamento da estrutura facial para tratamento e reposicionamento.

Não indicado em pacientes com grande excedente de pele.

MINILIFTING

Trata-se do mesmo lifting, mas realizado em áreas menores e não em toda a face. O lifting frontal, o temporal, ou quando somente uma porção da face é tratada chamamos também de minilifting.


Como é o pós-operatório do lifting facial?

No pós-operatório é comum a presença de edemas e hematomas que podem ser amenizados com uma bandagem específica. Os cuidados do lifting facial são recomendados para minimizar o inchaço, equimoses e a sensibilidade. Entre as indicações estão:

  • Dormir de barriga para cima, de preferência com dois travesseiros para que o tronco e cabeça fiquem mais elevados, reduzindo o inchaço;

  • Tomar apenas os remédios prescritos pelo médico que podem incluir analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;

  • Realizar sessões de drenagem linfática como recomendado pelo cirurgião plástico. Normalmente elas têm início três dias após a operação;

  • Evitar o uso de dermocosméticos na primeira semana após a cirurgia;

  • Não mexer no local da incisão para evitar problemas na cicatrização;

  • Realizar o repouso necessário, indicado pelo médico;

  • Nos três primeiros dias após a cirurgia o paciente deve permanecer de repouso, evitando abaixar a cabeça ou fazer movimentos bruscos;

  • Sem tomar sol por três meses e uso diário do protetor solar;


Quando verei os resultados finais?

Os resultados finais do lifting facial ficarão mais claros quando o inchaço melhorar, o que pode demorar até seis meses para ocorrer.

Manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição solar, utilizar sempre o protetor solar, realizar procedimentos estéticos regularmente (como bioestimuladores faciais) são recomendações para que os resultados da cirurgia facial sejam mais duradouros.


Como escolher o profissional cirurgião?

Uma das decisões mais importantes do paciente é sobre a escolha certa. A definição de um profissional especializado, local apropriado e de referência impacta na segurança da técnica e também nos resultados alcançados. Concorda?

Por isso, esse acompanhamento é fundamental para minimizar as chances de complicações e apresentar resultados mais satisfatórios com o procedimento. Conte comigo! Marque uma avaliação.

 Dr. Cleiton Alam

Veja também

WhatsApp Telefone

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais