CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN: SAIBA COMO A ABDOMINOPLASTIA PODE AJUDAR VOCÊ A MELHORAR A SUA RELAÇÃO COM O SEU ABDÔMEN.

CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN: SAIBA COMO A ABDOMINOPLASTIA PODE AJUDAR VOCÊ A MELHORAR A SUA RELAÇÃO COM O SEU ABDÔMEN.

A insatisfação com relação a aparência do abdômen é compartilhada por muitas pessoas, o que acaba impactando diretamente na autoestima. Se esse é o seu caso, a cirurgia plástica abdominal pode ser uma boa alternativa para você!


Chamada de abdominoplastia, esse é um procedimento que tem como objetivo reduzir o excesso de pele e fortalecer a região abdominal, trazendo mais firmeza e definição. Esses benefícios chamaram a sua atenção? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre a cirurgia plástica abdominal.


O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:


  • INTRODUÇÃO

  • O QUE É A ABDOMINOPLASTIA?

  • QUEM PODE FAZER A ABDOMINOPLASTIA?

  • POSSO EMAGRECER REALIZANDO A ABDOMINOPLASTIA?

  • COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO?

  • QUAIS CUIDADOS SÃO IMPORTANTES NO PÓS-OPERATÓRIO?

  • COMO É REALIZADA A ABDOMINOPLASTIA?

  • CONCLUSÃO



    O QUE É A ABDOMINOPLASTIA?


    Essa é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele, flacidez e gordura da região abdominal ocasionados por diversos fatores ao longo da vida. Na abdominoplastia também realizamos a plicatura (sutura) do músculo reto abdominal, o que possibilita corrigir também o afastamento dos músculos, chamado de diástase muscular, comumente causado pela gestação. 


    Além disso, o procedimento é muito buscado por mulheres que apresentam estrias no abdômen, que podem ser removidas junto com o excesso de pele durante a cirurgia.




    QUEM PODE FAZER A ABDOMINOPLASTIA?


    A cirurgia plástica de abdômen é indicada para homens e mulheres que estejam infelizes com a aparência da região do abdômen, seja por motivos estéticos ou reparadores. Bons candidatos para a abdominoplastia são:


    • Flacidez na região abdominal;

    • Abdômen saliente;

    • Músculos abdominais enfraquecidos ou separados (com diástase);

    • Concentração de tecido adiposo no abdômen;

    • Gravidez;

    • Perda de peso considerável;

    • Envelhecimento.


    Você se encaixa em alguma dessas condições? Continue lendo para sanar todas as dúvidas que possam surgir sobre a cirurgia plástica abdominal.




    POSSO EMAGRECER REALIZANDO A ABDOMINOPLASTIA?


    Muitos se confundem, e por isso é importante lembrar que a abdominoplastia NÃO é uma cirurgia para emagrecer, pois ela apenas retira o excesso de pele e fortalece os músculos da parede abdominal. Caso o paciente apresente um volume significativo de gordura, é recomendado fazer primeiramente a lipoaspiração, que pode ser realizada em conjunto com a abdominoplastia.




    COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO?


    Uma boa comunicação entre o cirurgião-plástico e paciente é imprescindível para que o planejamento da cirurgia ocorra como o esperado. Durante o pré-operatório são solicitados exames para avaliar o estado de saúde geral do paciente. Além disso, também é feita uma avaliação com um cardiologista para verificar se está tudo em ordem nesse aspecto.




    QUAIS CUIDADOS SÃO IMPORTANTES NO PÓS-OPERATÓRIO?


    Como qualquer outra cirurgia plástica, a abdominoplastia exige alguns cuidados fundamentais a ser seguidos para um bom resultado. São eles:


    • Não realizar esforço físico durante 4 semanas;

    • Usar a cinta abdominal compressiva;

    • Andar curvado nas primeiras semanas para diminuir a tensão sobre a sutura;

    • Evitar levantar peso.


    Além dessas recomendações essenciais, o paciente deve comparecer às consultas de retorno periodicamente, para garantir o sucesso da cirurgia.




    COMO É REALIZADA A ABDOMINOPLASTIA?


    A cirurgia é iniciada após a aplicação de anestesia geral, anestesia raqui ou peridural com sedação, podendo ser realizada de diferentes técnicas. A tradicional consiste em um corte horizontal, entre a linha do púbis e o umbigo, no qual o tamanho e a forma desse corte variam de acordo com a correção planejada anteriormente. 


    Dando continuidade a cirurgia, é realizada a plicatura (sutura) dos músculos reto abdominais, fixação do umbigo, e o excesso de pele e gordura são removidos. Para certificar de que não irá ocorrer acúmulo de líquidos e secreções, é necessário um dreno de sucção.


    A duração do procedimento dependerá da complexidade do caso, mas geralmente dura em torno de 2 a 4 horas. O paciente obtém alta no dia seguinte com quantificação do dreno, orientações de curativo e, claro, todas as recomendações necessárias para que os resultados sejam satisfatórios.


    Apesar da abdominoplastia poder proporcionar ao paciente uma grande melhora na sua autoestima, esta é uma cirurgia plástica complexa que deve ser realizada por um profissional especializado que possa conduzir a técnica com segurança e eficácia.


    Conte comigo para isso!


    Estou pronto para atendê-lo(a) e esclarecer todas as suas dúvidas.



    Dr. Cleiton Alam

    Cirurgião Plástico em Porto Alegre e Maraú

    CREMERS 26.053 | CREMESC 13.176

Veja também

WhatsApp Telefone

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais