Ventosoterapia
A ventosaterapia é uma técnica que utiliza uma espécie de copos de vidro, acrílico ou bambu. Os copos são aplicados diretamente na pele, em local de dor/contraturas ou nos pontos de meridianos baseado na Medicina Tradicional Chinesa. Se realiza a sucção da pele através do vácuo criado entre o copo e a superfície da pele.

Perguntas Frequentes
Este vácuo pode ser feito através da aplicação de fogo no interior do copo ou através de bomba de sucção. A ventosaterapia atua principalmente na estagnação de Qi (energia) e sangue (Xue), promovendo melhora do fluxo de Qi e sangue, melhora da oxigenação dos tecidos, redução de tensões e contraturas. As ventosas podem ser aplicadas de forma fixa, onde coloca-se o copo no ponto e este fica de 5 a 15 minutos ou então de forma deslizante, onde o terapeuta desliza a ventosa com uma pressão mais leve com intuito de reduzir contraturas e aderências da musculatura ou cicatrizes. Muito utilizadas em dores musculares, tensões, contraturas. Também usadas para tratar invasão de frio no corpo, como: gripes, resfriados, tosse. Melhora o sistema imunológico e causa profunda sensação de relaxamento.
A aplicação de ventosas dói?
O paciente sente a pressão exercida por conta do vácuo, geralmente este efeito é dado como positivo, pois começa a liberar a musculatura.
Ficam marcas sempre?
Não, as marcas são decorrentes do tempo de aplicação de da estagnação de sangue na região. Geralmente ficam marcas arroxeadas que somem entre 3 a 5 dias após a aplicação, sem nenhum tipo de intervenção nas mesmas.
Quais as contraindicações?
A técnica não deve ser realizada em pacientes com febre alta, infecções, alergias ou feridas na pele. Demais:
· Região lombar ou abdominal de gestantes;
· Pacientes com trombose, tromboflebite e distúrbios hemorrágicos;
· Convulsões.